Descrição
Rouen Cathedral in Full Sunlight, de 1893, é uma obra de Claude Monet. Ela integra, sem dúvida, sua famosa e revolucionária série de catedrais, um projeto inovador e ousado para a época. Nesta tela, o artista captura a fachada gótica banhada pela luz intensa e quase ofuscante do sol do meio-dia.
Seu objetivo principal era provar que a luz e a atmosfera mudam completamente a aparência de um mesmo objeto. Para isso, Monet utiliza pinceladas visivelmente soltas, curtas e muito texturizadas, aplicando a tinta em camadas espessas. Consequentemente, a arquitetura de pedra parece vibrar intensamente com cor, calor e vida.
O artista utiliza a técnica de óleo sobre tela com grande ousadia. Ele enfatiza, por exemplo, a textura da pedra antiga sob o sol forte, transformando o monumento em uma superfície para a luz dançar. A catedral deixa de ser apenas um objeto sólido. Além disso, tons quentes e frios se alternam constantemente na fachada, numa demonstração de sua genialidade cromática.
Os amarelos solares e os laranjas contrastam diretamente com os azuis e violetas puros das áreas de sombra. Essa abordagem cria uma incrível profundidade e uma dinâmica visual pulsante. A forma da catedral, por sua vez, quase se dissolve nessas variações de cor. De fato, a obra destaca a sensibilidade única de Monet à percepção visual.
Rouen Cathedral in Full Sunlight evidencia, portanto, a capacidade visionária de Monet. Ele transforma um monumento arquitetônico em um profundo e quase científico estudo sobre a luz. A obra se torna, assim, um registro da passagem do tempo e da efemeridade de cada instante.